16 abril, 2009

Um pouco de matemática...

De todos os meus resmungos habituais, talvez nenhum tenha sidoo tão comum ultimamente quanto o resmungo financeiro. Queria uma moeda pra cada vez que disse "cara, eu PRECISO ganhar mais". oO" Natural... Estou pagando prestações e contas, meu pro-labore não é alto e estou me planejando pra sair de casa - de fato um cash a mais é mais do que bem-vindo.

Aí fiz as contas. Faça comigo. Não vou falar meu salário, óbvio, mas vamos considerar um salário mais baixo, desses considerados ruins pra quem está procurando emprego não-qualificado ou que são vistos com desânimo por estagiários. Pensemos em R$400,oo por mês, trabalhando de segunda a sexta, oito horas diárias. Oito horas vezes uma média de quatro semanas mensais (vinte dias), cento e sessenta horas mensais. Os quatrocentos reais divididos pelas cento e sessenta horas nos dão a desanimadora razão deeeeeeee... R$2,50. Sim, 2,50 reais por cada hora de trabalho, em média.

Dá vontade de mandar à merda, não dá? Quem vive ganhando R$2,50 por hora de trabalho? Pensa quanto um estagiário, por exemplo, se fode ao longo de uma hora, pra ganhar dois e cinqüenta (com trema sim! nova ortografia meu cu!).

Aí hoje de manhã estava tendo uma conversa bem interessante... Algumas dessas minhas horas de trabalho nos geraram, pela compra de uma aparelhagem de Pilates, uma porrada de caixas de papelão, o que fez com que chamássemos um desses carroceiros para levar o "lixo" da entrada do Espaço.

Pois bem, um pouquinho mais de números... Já se perguntou quanto esses caras, que passam o dia carregando aquela carroça que não é leve e sendo xingados pelos motoristas, ganham? Repasso a resposta que obtive hoje:

1kg de papelão é vendido por R$0,05. Isso significa coletar 100kg pra ganhar cinco reais.
1kg de ferro é passado por R$0,07. 100kg de ferro em cima da carroça pra ganhar sete conto.
O item mais valioso é o plástico, que é comprado por vinte e cinco centavos o quilo.

Quanto será que rende uma hora de trabalho desse cara?

E um quilo de vergonha, quanto vale? To querendo vender...

Um comentário:

Vitor Adrien disse...

Olha, povo fica reciclando papelão, plástico e pena pra ganhar dinheiro.

Eu tenho reciclado muito mais em comida.


Não gosto de ficar calculando quanto custa cada coisa, mas um dia desses eu tive que fazer isso. Fiz pelo absurdo que era! Encontrei cerca de 10 kg de amêndoas no lixo (só catei 1 pra mim). O kg de amêndoa custa 60 pesos, então por algumas horas (creio que nesse dia fiquei reciclando por 2h) eu ganhei de presente do lixo 600 pesos (cerca de 355 reais hoje).

Isso foi esse dia... Uma coisa eu posso te dizer, não me está faltando roupa (ontem mesmo consegui um casaco bacana, rs) e nem comida (em breve incluirei habitação nessa lista de coisas pelas quais não pago).

Enfim.. tá podre, ninguém ganha o suficiente para as necessidades mais básicas, mas ao mesmo tempo está sendo jogado diariamente nos lixos do mundo todo uma quantidade impressionante de coisas que nos são valiosas (a começar pela alimentação, nossa necessidade mais básica e que falta a tantos).

Eu não queria fazer uma postagem longa, queria, na verdade, somente dizer isso (a todos que chegarem a ler):

Liberte-se!

:)